GEO TOLBAR MIS VISITANTES DE HOY

23 dic. 2012

Lucas: A importância de Belém e da manjedoura.


No último domingo do Advento 2012

Hoje, Deus tinha uma surpresa. No Advento é igual ao outro. Nenhum Deus é repetida tempo e embora possa parecer. Quanto surpreender no meu rosto, na minha expressão? I: clique depois de Deus revelada nas Escrituras do Evangelho de Lucas na qual ele relata que Jesus nasceu em Belém de Efrata, em um berço colchão que estava "palha" e que sua mãe antes de seu nascimento, já ciente de que, viajando para visitar sua prima Isabel "estéril e casada com um padre que estava sem palavras."
Se apenas nós com a bela imagem de Lucas sobre o nascimento de Jesus, e não parar o que queríamos transmitir, que pouco ou nada do nosso Deus, vamos ter resgatado e dar razões para a sua existência.
Mas, primeiro, e em seguida, abriu os meus ouvidos, os meus olhos e então, finalmente, minha boca: ver nestas três imagens que Lucas pára tão sutilmente, o que realmente Lucas revelou quase 80 anos após a morte e ressurreição de Jesus mostra-nos isto:
Maria, com 6 meses de gravidez vai visitar sua prima Isabel que também estava tendo o mesmo tempo de gravidez. Isabel Lucas diz: era estéril. E Zacarias (Temple Priest) permaneceu mudo até o nascimento de John. Ele conclui: Quando Elizabeth viu chegar, o bebê saltou no seu ventre.
Naqueles dias, o povo judeu se reuniram para receber as revelações de Deus, exclusivamente no Templo. Há o sacerdote responsável, localizado atrás de uma tela de madeira ao receber no altar do incenso que Deus estava presente, o primeiro a anunciá-lo e, em seguida, para proclamar a sua palavra, estava batendo saltos para ser visto pela assembleia porque obstruiu a tela.
Lucas faz ênfase especial nesta imagem: batida duas vezes diz "salto", eles "saltam" para João no ventre de Isabel. Agora, as mães que tiveram bebês, sei que sem boa jogada, sem "saltos". Portanto, este tem outra conotação que Lucas quer nos enviar.
Isabel profeta "estéril" concebe de anunciar "Jesus, Salvador e Messias, o próprio Deus" e para que John Ir para o útero de sua mãe, como os sacerdotes no templo para anunciar a chegada de Deus.
Aqui São Lucas faz um corte profundo na história e marca um antes e um depois. O templo antes de esconder a presença de Deus ea presença era necessária para transmitir a Palavra profética Priest. A partir deste momento: Tudo isso foi "estéril", como Isabel eo que tem de nascer, você não precisa de intermediários para falar para ele, porque o próprio Deus será Deus encarnado e que dizem, por que João diz Lucas: Ir na barriga sua mãe. O profeta que vai anunciar, no útero e não saltar no Templo que anuncia a vinda de Deus. Por que no útero e não no templo? Para Deus encarnado no corpo humano como um. Humano e vivo na terra que o tempo, como qualquer outro ser humano Mas é Deus na terra, visível, manifesto, presente.
Desta vez, o velho sacerdote permanece em silêncio, enquanto isso acontece. Não há mais necessidade de Deus na Terra é alguém dizer para ele, é o mesmo Deus que se manifesta e se expressa toda. Então esterilidade Isabel anuncia o fim dos tempos e do nascimento de uma nova era de Deus. A Nova Aliança entre Deus eo homem em Lucas fica tão clara.
Em uma segunda etapa, Jesus nasceu em Belém de Efrata e não Nazaré, onde a terra, então, viver com seus pais. E a pergunta passou a ser: Por que Belém? e minha boca veio: ser a mais humilde, os esquecidos de todos. E eu disse: isso é em parte sim, mas também, e mais importante: 1) Deus não vai se manifestar em meio à opulência de Nazaré, mas no meio de uma aldeia de muito humilde e trabalhador. 2) e também um dos pontos muito importantes: que as pessoas eram pessoas de "pastores", o Messias viria da linhagem de Davi, e Davi era um pastor quando ele foi ungido como seu pai. e 3) Diz-se que na época já nasceu Jesus censo foi enviado a cada um segundo a sua origem. "Censo". Significa "registrar". Aqui Lucas nos diz que Deus foi "registrado" na história como um homem, neste caso, como um bebê, em Jesus. Além desse tempo discutiu o Censo ou não, o que importa é que Lucas, 80 anos após a morte de Jesus e 33 anos desde o seu nascimento, Deus coloca como parte da história humana. No de ficção ou fantasia, mas a história em si de todos nós.
Pessoas Belém pastores e humildade. Aí vem Jesus, e aqui vem de Deus em nossa história e em San Lucas e avisa que o Messias tão esperado de todos os tempos, era para ser pastor do povo de Deus, iria sair da escravidão. Mas a cereja no topo do bolo é: onde é que se encontram imediatamente Jesus nasceu?Em uma manjedoura havia se tornado "palha". A palha forma de fardos para alimentar os animais. Aqui São Lucas nos diz que Jesus nasceu e ser o pão da vida, o novo alimento. Assim como o "palha" é para os animais, que seria para a humanidade.
E então o dom de Deus que diz: Se ficarmos com a imagem formidável de nascimento escrito por São Lucas, sem aprofundar os símbolos que ele estava no meio de toda a narrativa, continuamos bonito, mas infantil idéia. Mas se todos estes símbolos que encontramos todos os motivos para a nossa fé. Não a nossa fé, a ser criada após a ressurreição de Jesus, porque temos de acreditar nos controles e lá depósito fé, mas que Deus é um registro histórico.
Bem e parar por aqui. Paro para dar a todos a oportunidade de experimentar o que senti naquele momento estava descobrindo passo a passo esta revelação que Deus tinha reservado para o final deste dom como Advento.
Final feliz do tempo do Advento.

No hay comentarios:

Publicar un comentario en la entrada

Todos tus comentarios son bienvenidos, las opiniones más divergentes expuestas con respeto siempre pueden encontrar un común enriquecimiento.